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Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR

Práticas de Segurança para Administradores de Redes Internet
Checklist

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Versão 1.2
16 de maio de 2003

Copyright© NBSO


Este checklist resume as principais recomendações contidas no documento intitulado "Práticas de Segurança para Administradores de Redes Internet", um guia com informações para configurar, administrar e operar redes ligadas à Internet de forma mais segura. O documento original pode ser obtido em https://www.cert.br/docs/seg-adm-redes/. Para informações sobre copyright e distribuição, veja o documento original.

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1. Políticas

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2. Instalação e Configuração Segura de Sistemas

  1. Antes da instalação:

    • planejamento dos propósitos e serviços do sistema;
    • definição do particionamento do disco;
    • provisão de mídias e documentação necessárias à instalação.

  2. Durante a instalação:

    • escolha de uma senha forte para o administrador;
    • instalação do mínimo de pacotes, com o sistema fora da rede;
    • documentação da instalação no logbook.

  3. Após a instalação:

    • desativação de serviços instalados e não utilizados;
    • instalação de correções de segurança;
    • configuração do servidor SMTP, fechando o relay;
    • configuração do proxy Web, ajustando os controles de acesso.

  4. Antes de conectar o sistema em rede:

    • verificação das portas TCP/UDP abertas, usando um comando como o netstat;
    • ajuste nas regras de firewall apropriadas, para liberar o tráfego para o novo sistema.

Alguns checklists mais específicos para determinados sistemas operacionais podem ser encontrados em http://www.sans.org/SCORE/.

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3. Administração e Operação Segura de Redes e Sistemas

  1. Educação dos usuários:

    • divulgação de documentos de educação do usuário, sobre segurança de redes, como por exemplo a "Cartilha de Segurança para a Internet", disponível em https://cartilha.cert.br/.

  2. Ajuste do relógio:

    • instalação e configuração de um servidor local de tempo (por exemplo, NTP);
    • sincronização dos relógios dos sistemas da rede com o relógio do servidor local de tempo;
    • ajuste do timezone dos sistemas.

  3. Equipes de administradores:

    • criação de listas de discussão para a comunicação entre os administradores de redes e sistemas da organização;
    • estabelecimento de procedimentos e/ou instalação de ferramentas para controle de alterações na configuração dos sistemas;
    • estabelecimento de procedimentos e/ou instalação de ferramentas que permitam um controle sobre a utilização de contas privilegiadas (root e Administrator).

  4. Logs:

    • habilitação do logging em sistemas e serviços;
    • estabelecimento de um procedimento de armazenamento de logs;
    • instalação e configuração de um loghost centralizado;
    • estabelecimento de um procedimento de monitoramento de logs;
    • instalação de ferramentas de monitoramento automatizado e de sumarização de logs.

  5. DNS:

    • limitação de transferências de zona nos servidores DNS mestres e escravos;
    • separação de servidores com autoridade e recursivos;
    • configuração do servidor DNS para execução com privilégios mínimos;
    • preservação de informações sensíveis (incluindo versão do serviço) registradas no DNS;
    • configuração do DNS reverso para todos os hosts da rede.

  6. Informações de contato:

    • implementação dos emails abuse e security;
    • atualização do contato de SOA no DNS;
    • atualização dos contatos (especialmente o técnico) no WHOIS.

  7. Eliminação de protocolos sem criptografia:

    • substituição de Telnet/FTP/rlogin/rsh/rexec por SSH;
    • substituição de POP3 e IMAP sem criptografia por soluções de email com criptografia (POP3 ou IMAP sobre SSL, Webmail sobre HTTPS).

  8. Cuidados com redes reservadas:

    • filtragem dos endereços pertencentes a redes reservadas e não alocadas;
    • configuração de tabelas de hosts e/ou servidores DNS privados quando são utilizados internamente endereços de redes reservadas.

  9. Políticas de backup e restauração de sistemas:

    • definição da periodicidade dos backups;
    • definição dos dados que devem ser copiados;
    • escolha de um local adequado para o armazenamento dos backups;
    • estabelecimento de um procedimento de verificação de backups;
    • estabelecimento de um procedimento para a restauração de sistemas a partir do backup.

  10. Como manter-se informado:

    • inscrição nas listas de anúncios de segurança dos fornecedores de software e/ou hardware;
    • inscrição nas listas de administradores e/ou usuários dos produtos usados na sua rede;
    • inscrição na lista de alertas de segurança do CERT/CC.

  11. Precauções contra engenharia social:

    • treinamento de usuários e administradores contra possíveis tentativas de descoberta de informações sobre a rede da organização;
    • busca e remoção de documentos que contenham tais informações e que estejam disponíveis nos servidores de rede;
    • preservação de informações sensíveis ao solicitar auxílio em fóruns públicos na Internet.

  12. Uso eficaz de firewalls:

    • escolha de um firewall que rode em um ambiente com o qual os administradores estejam acostumados;
    • instalação de firewalls em pontos estratégicos da rede, incluindo, possivelmente, firewalls internos;
    • uso de uma DMZ para confinamento dos servidores públicos;
    • implementação de ingress e egress filtering no perímetro da rede.

  13. Redes wireless:

    • definição de uma política de Uso da Rede Wireless;
    • posicionamento cuidadoso dos APs visando minimizar o vazamento de sinal;
    • segregação da rede WLAN da rede interna da instituição;
    • uso de WEP;
    • uso de criptografia na aplicação (SSH, SSL, etc);
    • adoção de WAP e 802.11i, quando disponíveis;
    • mudança da configuração default dos APs (senhas, SSID, SNMP communities, etc);
    • desligamento do broadcast de SSID;
    • proteção dos clientes wireless (aplicação de patches, uso de firewall pessoal, antivírus, etc.);
    • monitoração da rede wireless.

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