CERT.br

Ir para o conteúdo

Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR

CERT.br - Filiações e Parcerias

FIRST - Forum of Incident Response and Security Teams

O FIRST é o Fórum Global de Grupos de Segurança e Tratamento de Incidentes (CSIRTs), que reúne membros dos mais variados setores, países e culturas, criando um ambiente que estimula a criação de relações de confiança e oportunidades de cooperação.

A missão do FIRST inclui facilitar a coordenação global do tratamento de incidentes, a criação de uma linguagem em comum entre CSIRTs e o engajamento com outras comunidades para que o trabalho dos CSIRTs seja compreendido e facilitado.

O CERT.br é membro pleno do FIRST desde 15 de maio de 2002, e desde então tem se envolvido ativamente nas atividades do Fórum e na cooperação global. Seguem alguns exemplos de Comitês, Grupos de Trabalho, e outras atividades conduzidas por membros do CERT.br junto ao FIRST:

TF-CSIRT Trusted Introducer

"Trusted Introducer" (TI) é um serviço, estabelecido pelo TF-CSIRT em 2000, para dar infraestrutura e suporte a times de tratamento de incidentes na Europa. Este serviço passou a ser oferecido em escala Global em 2013.

O CERT.br é Acredited by Trusted Introducer desde 31 de março de 2020.

Existem 3 categorias nas quais um CSIRT pode fazer parte do TI:

SEI/CMU - SEI Partner / Carnegie Mellon

O CERT.br é um Software Engineering Institute Partner e está licenciado para ministrar oficialmente no Brasil os cursos do CERT® Division.

O CERT® Division é um centro de excelência em Segurança Internet, localizado no Software Engineering Institute (SEI), um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento mantido pelo governo dos Estados Unidos da América e operado pela Carnegie Mellon® University.

O CERT Coordination Center® (CERT®/CC) foi criado em 1988, sendo o primeiro CSIRT a ser estabelecido no mundo. Com a expansão da Internet e com a sofisticação dos atacantes surgiram novas demandas, que levaram o CERT®/CC a ser apenas um dos componentes do CERT® Division.

APWG

Desde 2004 o CERT.br é um Research Partner do APWG.

O APWG é uma coalizão internacional que une organizações sem fins lucrativos, indústria, governos e operadores da justiça para unificar a resposta global ao crime cibernético.

$Date: 2021/02/15 20:41:44 $